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As Falanges de Trabalho na Umbanda
As Falanges de Trabalho na Umbanda

Na Umbanda nós não incorporamos Orixás e sim os falangeiros dos

Orixás que são entidades evoluídas espiritualmente que vêem trabalhar

nas giras de Umbanda. Falanges: são agrupamentos de espíritos afins

que possuem a mesma vibração.

São elas: pretos velhos, caboclos, exus, crianças, boiadeiros, ciganos,

orientais e mestres que trabalham na cura.

OS CABOCLOS

São entidades, espíritos de índios brasileiros e Sul Americanos, que

trabalham na caridade como verdadeiros conselheiros, nos ensinando a

amar ao próximo e a natureza, são entidades que tem como missão

principal o ensinamento da espiritualidade e o encorajamento da fé, pois

é através da fé que tudo se consegue. Usam em seus trabalhos ervas

que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física,

ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a

nossa áura e proporcionam uma energia de força que irá nos auxiliar

para que consigamos o objetivo que desejamos, não existe trabalhos de

magia que possam lhe dar empregos e favores, isso não é verdade, o

trabalho que eles desenvolvem é o de encorajar o nosso espírito e

prepara-lo para que nós consigamos o nosso objetivo. A magia praticada

pêlos espíritos de caboclos e pretos velhos é sempre positiva, não existe

na Umbanda trabalho de magia negativa, ao contrário, a Umbanda

trabalha para desfazer a magia negativa. Eu sei que infelizmente,

existem vários terreiros que praticam esta magia inferior, mas estes são

os magos negros, que para disfarçar o seu verdadeiro propósito, se

escondem em terreiros ditos de Umbanda para que possam atrair as

pessoas e desenvolver as suas práticas negativas, com promessas falsas

que sabemos nunca são atendidas. Mais graças a Oxalá, esses terreiros

estão acabando, pois, o povo esta tendo um maior conhecimento e

buscando a verdade e é através desse caminho, de busca da verdade,

que esse templo de Umbanda pretende ensinar a todos, o verdadeiro

caminho da fé. Os caboclos de Umbanda são entidades simples e

através da sua simplicidade passam credibilidade e confiança a todos

que os procuram, seus pontos riscados, grafia sagrada dos Orixás,

traduzem a mais forte magia que existe atualmente, é através desses

pontos que são feitas limpezas e evocações de elementais e Orixás para

diversos fins, mais a frente falaremos um pouco mais sobre os pontos

riscados de Umbanda. Nos seus trabalhos de magia costumam usar

pembas, ( giz de várias cores imantados na energia de cada Orixá),

velas, geralmente de cêra, essências, flores, ervas, frutas, charutos e 2

incenso. Todo esse material será disposto encima de uma mandala ou

ponto riscado, para que esse direcione o trabalho. Quando fazemos um

trabalho para uma entidade de Umbanda e colocamos algum prato de

comida, como pôr exemplo espigas de milho cozidas com mel, esta

comida não é para o Caboclo comer, espíritos não precisam de comida,

o alimento que esta ali depositado, serve como alimento espiritual, isto

é, a energia que emana daquela comida e transmutada e utilizada para

o trabalho de magia a favor do consulente, da mesma forma o charuto

que a entidade esta fumando é usado para limpeza, do consulente

através da fumaça e das orações que estas entidades fazem no

momento da limpeza, são os chamados passes de Umbanda.Muitas

vezes a Umbanda é criticada e chamada de baixo espiritismo, pois seus

guias fumam e bebem, mais estas críticas se devem a uma falta de

conhecimento da magia ritual que a Umbanda pratica, desde o início,

com tanta maestria e poder, e sempre o fará para o bem de todos.

OS PRETOS VELHOS

São espíritos de velhos africanos que foram trazidos para o Brasil como

escravos e que trabalham na Umbanda como símbolos da fé e da

humildade. Seus trabalhos são de ajuda aqueles que estão em

dificuldade material ou emocional, sendo que, o seu trabalho se

desenvolve mas para o lado emocional e físico, das pessoas que os

procuram, sendo chamados, carinhosamente de psicólogos dos aflitos.

Sua paciência em escutar os problemas e aflições dos consulentes,

fazem deles as entidades mais procuradas na Umbanda, são chamados

de Vovôs e Vovós da Umbanda.

Também usam ervas em seus trabalhos de magia e principalmente para

rezar pessoas doentes e crianças que estão com mal olhado, suas rezas

são conhecidas como poderosas, usam também de patuás, saquinhos

que são depositados elementos de magia e que os consulentes usam no

corpo para proteção.

Da mesma forma que os Caboclos, os Pretos Velhos usam cachimbos

para limpeza espiritual, jogando sua fumaça sobre a pessoa que esta

recebendo o passe e limpando a aura de larvas astrais e energias

negativas.

OS BOIADEIROS3

São espíritos de pessoas, que em vida trabalharam com o gado, em

fazendas pôr todo o Brasil, estas entidades trabalham da mesma forma

que os Caboclos nas giras, sessões de encorporação na Umbanda.

Usam de canções antigas, que expressam o trabalho com o gado e a

vida simples das fazendas, nos ensinando a força que o trabalho tem e

passando, como ensinamento, que o principal elemento da sua magia é

a força e a vontade de conquistar, fazendo assim que consigamos uma

vida melhor e farta.

Nos seus trabalhos usam de velas, pontos riscados e rezas fortes para

todos os fins.

AS CRIANÇAS

Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade,

dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e

conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em

qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de

família e gravidez.

OS EXUS

São entidades em evolução, seu trabalho é dirigido, principalmente a

defesa dos seus médiuns e a defesa do terreiro, porém, são muito

procurados para resolver os problemas da vida sentimental e material.

Costumam trabalhar com velas, charutos, cigarros, bebidas fortes,

punhais em seus pontos riscados, pembas brancas, pretas e vermelhas .

Devido ao seu temperamento forte e alegre costumam atrair bastante

os consulentes , principalmente pôr que quando falam que vão ajudar

certamente o farão.

Os Exús nas sete linhas de Umbanda:

Linha de Ogum: Exu Tranca Ruas das Almas, Exu tranca Ruas de

Embaré, Exu Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Exu Veludo, Exu Sete

Encruzilhadas, Exu sete Facas, Exu da Mangueira e outros.

Linha de Oxossi: Exu Marabô, Exu Tronqueira, Exu Mangueira e outros.

Linha de Xangô : Exu Marabô Toquinho, Exu Labareda, Exu do Lodo,

Exu Pedra Negra e outros.

Linha de Yorimá : Exu Caveira, Exu Tata Caveira, Exu 7 covas, Exu

Bananeira, Exu Mulambo, Exu 7 porteira e outros. 4

Linha de Oxalá : Exu Tiriri, Exu Veludinho, Exu Gira Mundo, Exu Sete

Encruzilhadas e outros.

Linha de Yemanja : Todas as Pombagiras.

Linha de Yori : Todos os Exus mirins.

Para um melhor entendimento passarei agora as sete linhas de trabalho

da Umbanda:

Linha de Oxalá: Esta linha é regida pôr Jesus Cristo e representa

o princípio da criação, a luz divina que coordena todas as outras.

Os guias principais desta linha são : Caboclo Urubatão de Guia,

Caboclo Ubirajara, Caboclo Aymoré, Caboclo Guaracy, Caboclo

Guarany e Caboclo Tupy. Estes guias são os chefes de falanges,

mais existem os demais guias que pertencem a esta linha e

trabalham na caridade, são eles: Caboclo Pena Branca, Caboclo

Águia Branca, Caboclo Tupã, Caboclo Rompe Nuvem, Caboclo

Tamoio, Caboclo Gira Sol e outros. O astro que rege esta linha é o

Sol e tem como guardião o anjo Gabriel.

Linha de Yemanja: Esta linha é regida pôr Nossa Senhora da

Glória como principal mais tem também Nossa Senhora da

Conceição, que é sincretizada com Oxúm, representa a Divina

Mãe, a energia feminina e da natureza da água, a gestação e a

fecundação. Os guias principais desta linha são : Cabocla Yara,

Cabocla indayá, Cabocla Estrela do mar, Cabocla Nanã, Cabocla

Sereia do Mar, Cabocla Oxúm, Cabocla Iansã. Outros guias que

trabalham nesta linha são: Cabocla Jandira, Cabocla Iracema,

Cabocla Jupira, Cabocla Jacira, Cabocla da Praia, Cabocla Juçanã,

Cabocla Sete Ondas, Cabocla Estrela Dalva e outras.

O astro que rege esta linha é a Lua e tem como guardião o anjo

Rafael.

Linha de Xangô : Esta linha é regida pôr São Jerônimo como

principal, mais, São João Batista, São Pedro e São Paulo, também

regem esta linha como sincretismo de Xangô Kaô e Agodô ou

Aganjú. Representa a Justiça Divina, a lei Kármica, é o dirigente

das almas, o senhor da balança Universal que afere o nosso

estado espiritual. Os guias principais desta linha são : Xangô Kaô,

Caboclo Sete Montanhas, Caboclo Sete Pedreiras, Xangô da Pedra

Preta, Xangô da Pedra Branca, Caboclo Sete Cachoeiras e Xangô

Agodô. Outros guias que trabalham nesta linha são: Caboclo

Cachoeira, Caboclo Junco Verde, Caboclo Gira Mundo, Caboclo

Cachoeirinha, Caboclo Sumaré, Caboclo Rompe Montanha,

Caboclo Ventania, Caboclo Rompe Serra e outros. O astro que

rege esta linha é Júpiter e tem como guardião o anjo Miguel.

Linha de Ogum: Esta linha é regida pôr São Jorge representa o

fogo da Salvação, a linha das demandas da fé, das aflições, das

lutas e batalhas. Os guias principais desta linha são : Ogum de 5

Lei, Ogum Yara, Ogum Megê, Ogum Rompe Mato, Ogum de malê,

Ogum Beira Mar, Ogum Matinada. Outras entidades conhecidas

que trabalham nesta linha são: Ogum Sete Espadas, Ogum Sete

Lanças, Ogum Sete Escudos, Caboclo Timbiri, Caboclo Tira Teima,

Caboclo Humaitá, Caboclo Rompe Mato, Caboclo Araguarí e

outros.

O astro que rege esta linha é Marte e tem como guardião o anjo

Samuel. Nesta linha também trabalham os Exus de Umbanda.

Linha de Oxosse: Esta linha é regida pôr São Sebastião,

representa o Caçador das Almas, o mestre que ensina a doutrina e

pratica a catequese dos filhos que o procuram. Os guias principais

desta linha são : Caboclo Arranca Toco, Cabocla Jurema, Caboclo

Araribóia, Caboclo Guiné, Caboclo Arruda, Caboclo Pena Branca e

Caboclo Cobra Coral. Outras entidades que trabalham nesta linha

são : Caboclo Pena Azul, Caboclo Pena Verde, Caboclo Pena

Dourada, Caboclo Tupinanbá, Caboclo Tabajara, Caboclo Sete

Flechas, Caboclo Tupiára, Caboclo Tupiaçú, Caboclo Mata Virgem,

Caboclo Rei da Mata, Caboclo Pery, Caboclo Rompe Folha, Caboclo

Paraguassu, Caboclo Arerê, Caboclo Coqueiro, Caboclo Sete

Palmeiras, Caboclo Juremá, Caboclo Folha Verde e outros. O astro

que corresponde a esta linha é Vênus e o guardião é o anjo

Ismael.

Linha de Yori: Esta linha é regida pôr São Cosme e São Damião,

é a linha da Ibejada que são as crianças, representa a alegria, a

luz da espiritualidade, a ingenuidade e lealdade infantil. Os guias

principais desta linha são: Tupanzinho, Ori, Yariri, Doum, Yari,

Damião e Cosme. Outros guias que trabalham neta linha são :

Crispim, Crispiniano, Mariazinha, Zequinha, Chiquinho, Luizinho,

Joãozinho, Paulinho, Luizinha, Ana Maria, Joaninha e outros. O

astro que corresponde a esta linha é Mercúrio, e o guardião é o

anjo Yoriel.

Linha de Yorimá: Esta linha é regida por São Lázaro e São

Roque respectivamente sincretizados com Obaluaê e Omolú, é a

linha dos pretos velho ou linha das almas, representa a palavra da

lei, a linha das magias. É composta pêlos espíritos que tem a

missão de combater o mal e todas as suas manifestações. São os

Senhores da Magia. Os guias principais desta linha são : Pai

Guiné, Pai Tomé, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Maria Conga,

Pai Benedito e Pai Joaquim. Outras entidades que trabalham nesta

linha são : Pai João, Pai Jacob, Vovó Ana, Vovó Cambinda, Pai

Cipriano, Pai Simplício, Tia Chica, Pai Chico, Pai Miguel, Vovó

Catarina, Pai Congo do Mar, Pai Mané, Pai Antônio, Pai Congo, Pai

Moçambique, Pai Zé, Pai Fabrício, Pai Jovino, Pai Tomás, Vovó6

Luiza e outros. O astro que corresponde a esta linha é Saturno e o

guardião é o anjo Iramael.

Estas são as Sete Linhas de Umbanda e seus guias principais, existem

outros guias que não foram citados, mais não dá para falar todos os

nomes das entidades que trabalham nas giras da nossa querida

Umbanda.

OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA UMBANDA

A Umbanda trabalha com sessões públicas, onde os espíritos guias

incorporam em médiuns preparados e através da palavra de amor

ajudam a todos que os procuram.

Trabalha também com a magia para desfazer encantos maléficos e para

limpar a aura dos que precisam.

Todos os trabalhos desenvolvidos na UMBANDA são executados pôr

entidades guias como caboclos, pretos velhos, crianças, boiadeiros e

exus, que são espíritos em evolução mais próximos a nós do plano

terrestre e guias orientais que trabalham na cura de males físicos e

espirituais.

AS CORES E ELEMENTOS DE CADA ORIXÁ NA UMBANDA

OGUM - A cor é vermelho e branco, predominando o vermelho, sua

erva é folha de arueira, mangueira, espada de são jorge, seu símbolo é

a espada, sua saudação é ogunhê patacurí ogum, sua guia é de cristal

em contas vermelhas e brancas com firma vermelha, sua pedra é a

ágata de fogo, rubí, sárdio e garnet, sua essência é violeta, seu metal é

o ferro, seu número é o três, sua comida preferida é inhame acará

assado com palitos de dendezeiro, ele come também feijão preto cozido

com camarão seco dendê e cebola, feijoada, inhame cozido com mel,

sua bebida é o vinho de palma ou vinho tinto ou cerveja branca, sua

fruta é manga espada, seu dia é terça-feira, é sincretizado com São

Jorge.

OXOSSI - A cor é verde, vermelha e branca predominando o verde, sua

erva é folha de guiné, peregum, mangueira, seu símbolo é o arco e a

flecha, sua saudação é okearô oxossi coquê maió, sua guia é de cristal

verde, vermelha e branca com firma branca, sua pedra é jasper verde,

quartzo verde, esmeralda, sua essência é eucalipto, sândalo, seu metal

é o latão branco, seu número é o cinco, sua comida é o axoxô, milho de

galinha cozido com coco e mel, sua bebida é o vinho rosado ou tinto,

sua fruta é cajá, maracujá, mamão, seu dia é quinta-feira, é

sincretizado com São Sebastião. 7

XANGÔ - Sua cor é o marrom, sua erva é elevante, abre caminho,

manjericão, seu símbolo é a machada e o raio que ele divide com iansã,

sua saudação é kaô kabecilê, sua guia é de contas de cristal marrom,

sua pedra é topázio e citrino, sua essência é de morango, seu metal é o

bronze e o cobre, seu número é o seis, sua comida é o amalá, quiabos

cortados em rodelas pequenas refogado com dendê, cebola e camarão

seco com 7 ou 9 quiabos inteiros formando a sua coroa ou quiabos

contados em cruz amassados com mel, o ajebó, sua bebida é cerveja

preta, sua fruta é caquí, manga rosa, mamão, cajá manga, seu dia é

quarta-feira, é sincretizado com são Jerônimo e são João Batista.

OXALÁ - Sua cor é o branco, sua erva é boldo, manjericão, seu símbolo

é o opachorô, cetro de metal branco com os símbolos da criação, sua

saudação é acheuepa babá, sua guia é de contas brancas de louça com

firma branca, sua pedra é o cristal branco, sua essência é de alfazema e

mirra, seu metal é o ouro amarelo e branco e o estanho, seu número é

o 16 e o 10, sua comida é a canjica de milho branco cozida com mel e o

acaçá no leite de coco, sua bebida e o aluá de oxalá ou vinho de palma,

sua fruta é pêra, uva verde, maçã verde, seu dia é sexta-feira, é

sincretizado com Jesus Cristo.

EXÚ - Sua cor é o vermelho e preto, sua erva é folha da fortuna, seu

símbolo é o tridente, sua saudação é laroiê cobaralô exú mojubá ê, sua

guia é vermelha e preta de louça ou cristal, sua pedra é a ágata de fogo

ou ágata vermelha, sua essência é cedro ou verbena, seu metal é o

ferro que ele divide com ogum e o mercúrio, seu número é o sete, sua

comida é o padê de exú, farinha de mesa ou fubá misturados com

dendê ou cachaça em um alguidar, sua bebida é a cachaça ou bebidas

fortes, sua fruta é cajá e amêndoa, seu dia é segunda-feira, têm como

guardião Santo Antônio.

OBALUAÊ - Sua cor é o preto e branco, sua erva é canela de velho,

guiné, seu símbolo é o brajá de búzios, xaxará, instrumento de obaluaê

como um chocalho, sua saudação é atotô ajoberu, sua guia é de contas

pretas e brancas de louça, sua pedra é a turmalina negra e ônix, sua

essência é de cravo e canela, seu metal é o bronze, seu número é o 21

e o 9, sua comida é o doburu milho de pipoca estourados na areia da

praia, sua bebida é o vinho de palma e o aluá de obaluaê ou vinho

moscatel, sua fruta é fruta do conde, abacaxi, seu dia é segunda-feira, é

sincretizado com São Lázaro ou São Roque.

OXUMAÊ - Sua cor são as cores do arco-íris, sua erva é o pente de

oxumarê e a folha de tangerina, seu símbolo é o arco-íris e a cobra, sua

saudação é arroboboi, sua guia é de contas amarelas e verde de louça

com firma verde, sua pedra é a turmalina colorida ou melancia como é

conhecida, sua essência é de bergamota ou de rosas, seu metal é o ouro

amarelo e o latão branco ou amarelo, seu número é o 13, sua comida é

batata doce cozida amassada com mel e dendê colocadas em forma de8

cobra, sua bebida é o aluá de oxumarê e vinho branco, sua fruta é uva

rosada, melancia, seu dia é sábado, é sincretizado com São Bartolomeu.

O arco-íris é o elemento da natureza que representa Oxumarê.

OXÚM - Sua cor é o azul e branco, sua erva é folha de colônia, oriri e

lírios, seu símbolo é o espelho e o coração, sua saudação é oraieieô, sua

guia é de contas azuis e brancas de cristal com firma azul, sua pedra é a

sodalita e a pirita, sua essência é angélica, seu metal é o ouro amarelo,

seu número é o 6 e o 8, sua comida é o omolocum, feijão fradinho

cozido refogado com dendê camarão seco e cebola, sua bebida é o aluá

de oxum, sua fruta é melão, uva verde, seu dia é sábado, é sincretizado

com Nossa Senhora da Conceição.

IANSÃ - Sua cor é o amarelo ou coral, sua erva é espada de iansã ou

para raio, seu símbolo é o raio, sua saudação é eparei oyá, sua guia é

de contas amarelas de louça ou cristal, sua pedra é o quartzo rosa, sua

essência é benjoim, seu metal é o bronze e o cobre, seu número é o 7 e

o 9, sua comida é acarajé feito com feijão fradinho descascado e moído

misturado com cebola e camarão seco e fritos no dendê, mel ou azeite

doce, sua bebida é o aluá de iansã, sua fruta é a manga rosa, seu dia é

quarta-feira, é sincretizada com Santa Bárbara.

YEMANJÁ - Sua cor é o branco cristal, sua erva é santa luzia , rama de

leite e colônia, seu símbolo é o peixe e a estrela de cinco pontas, sua

saudação é odoiá eruiá yemonjá, sua guia é de cristal, sua pedra é a

pérola e a turquesa, sua essência é de jasmim, seu metal é a prata e o

ouro branco, seu número é o 10, o 7 e o 12, sua comida é o peixe

assado ou cozido com azeite doce camarão seco e cebola ou a canjica

cozida com mel e maçã em rodelas, sua bebida é o aluá de yemanjá,

sua fruta é a maçã, pêra e uvas verdes, seu dia é sábado, é sincretizada

com Nossa Senhora da Glória.

NANÃ - Sua cor é o violeta ou roxo, sua erva é o manjericão da folha

roxa, folha de limão, seu símbolo é o ibiri que ela traz na mão para

afastar a morte, sua saudação é saluba nanã boruquê, sua guia é de

contas de cristal roxa, sua pedra é a ametista, sua essência é de limão,

seu metal é o estanho e o bronze, seu número é o 7 e o 21, sua comida

é feijão preto cozido com folha de taioba cebola e camarão seco, repolho

roxo cozido com arroz cebola e camarão seco, sua bebida é o aluá de

nanã, sua fruta é o limão e a laranja, seu dia é sábado, é sincretizada

com Santana.

OS SACRAMENTOS DA UMBANDA

A Umbanda trabalha com alguns sacramentos que são parecidos com os

da Igreja Católica, que são: casamento, funeral e batismo. 9

O casamento é realizado pelo guia chefe da casa ou pelo sacerdote

responsável pêlo centro, e não pertence só aos médiuns da casa,

qualquer um que deseje casar-se na Umbanda pode

pedir este sacramento.

O funeral é realizado pelo sacerdote do terreiro e sofre alterações de

acordo com a condição do morto, se é iniciádo na Umbanda ou não.

O batismo é realizado sempre pêlo guia chefe do terreiro e pode ser

para crianças ou adultos e também não se restringe apenas aos

médiuns da casa.

Os outros sacramentos da Umbanda são referentes aos graus de

iniciação dos médiuns da casa, são eles:

· Amaci: ritual de lavagem da cabeça do médium, já desenvolvido,

com ervas e outros elementos rituais, que consiste na preparação

da vibração deste médium para encorporar o seu guia protetor de

umbanda, que se manifestará no ritual e dirá qual o trabalho que

aquele médium irá desenvolver na umbanda.

· Confirmação: ritual para médiuns que completam 21 anos de

idade carnal, e já pertencem a umbanda e possuem o amaci.

· Deitadas: ritual em que o médium da casa é recolhido com

oferendas para o seu orixá e exús para fortalecer a sua

mediunidade.

· Feitura: ritual de iniciação na umbanda que consiste em vários

rituais de limpeza e em um recolhimento, que pode variar de 3 a 7

dias, de acordo com o orixá da pessoa, e saída do orixá principal e

do guia protetor do médium.

· Coroação: para médiuns já com feitura e que possuem a missão

de se tornarem zeladores de umbanda.

Todos estes rituais são realizados pelo zelador do terreiro acompanhado

pelo pai pequeno da casa.

Apresentação das Entidades

"Forma e apresentação dos Espíritos na Umbanda"

Ao penetrarmos neste assunto, sabemos, de antemão, que vamos

contrariar uma grande parte do movimento umbandista, ainda aferrada

a antigas visões, porém, nosso objetivo é separar o joio do trigo, pela

estranha confusão que o fanatismo, irmão do feiticismo, faz das Formas

ou Roupagens Fluídicas que os Orixás, Guias e Protetores usam nosso

movimento UMBANDISTA.

Não devemos, em absoluto, aceitar as descrições fantásticas que 10

"videntes", intoxicados de animismo, fazem de supostas entidades

Alguns vêem Oguns Japoneses, Mongóis, Tibetanos e até Romanos, de

couraças, espadas ou cimitarras flamejantes, quando não é um "Xangô"

chinês, na aparência de um velho mandarim...Outras vezes, afirmam

que Oxossi é um jovem hindu ou italiano, de cabelos semicompridos,

com um manto púrpura ou um homem de cor morena-jambo, com uma

faixa na cinta e três flechas enfiadas no corpo, tal e qual o modelo

fabricado pelos fabricantes de santo.

A umbanda é a Lei regida por princípios e regras em harmonia que não

podemos alterar pela simples vontade; todos os que conscientemente,

tentaram alterá-la, sofreram diferentes dissabores.

Repetimos e afirmamos: a Umbanda é o movimento do Círculo Inicial do

Triângulo e este, é o Ternário ou a Tríade, que exterioriza suas

vibrações através das Três Formas ordenadas pela Lei, que são místicas

pois simbolizam:

A pureza, que nega o vício, o egoísmo e a ambição;

A simplicidade, que é o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação;

A humildade, que encerra os Princípios do amor, do sacrifício, e da

paciência, ou seja, a negação do poder temporal...

As três formas que simbolizam estas virtudes são as de Crianças,

Caboclos e Pretos-Velhos, que ainda traduzem: o Princípio ou Nascer, o

Meio ou a Plenitude da Força e a Velhice ou o Descanso, isto é a

consciência em calma, o abandono das coisas materiais...o

esquecimento do ilusório para o começo da realidade.

No entanto, o Espírito, o nosso eu Real, jamais revelou, nem revelará, a

sua verdadeira essência e "forma", compreenda-se bem, sua "formaessencial".

Ele externa sua consciência, seu livre arbítrio, por sua alma, pelo corpo

mental, que engendra os elementos para a formação do denominado

Corpo Astral ou Perispírito, que é uma "forma durável", fixa, podemos

dizer.

Tentaremos então explicar, que o espírito não tem Pátria, porém,

conserva em si ou forma a sua alma pelos caracteres psíquicos de vários

renascimentos, em diferentes Pátrias.

No entretanto, o conjunto desses caracteres psíquicos experimentais

contribui para formar a sua personalidade moral e mental, influindo

decisivamente na "forma" de seu corpo astral e mesmo na física quando

encarnado.

Poderá, pelo resgate, elevar-se ou evoluir tanto, espiritualmente, que

sua imediata condição estando de tal forma purificada, anula

completamente os caracteres pessoais de sua última encarnação, e o

seu corpo astral pode tomar uma "forma etérica" que apaga, em

aparência, aquela que caracterizou esta passagem pelo "mundo da

forma humana".11

Assim, devemos concluir que existe maior quantidade de formas astrais

feias, baixas, de aspectos brutais, reveladoras do atraso mental de seus

ocupantes espirituais, do que formas belas que expressam a LUZ, a

consciência evolutiva.

Os ocupantes das formas que revelam um Karma limpo, uma iluminação

interior, é que são chamados a cumprir missão na Lei de Umbanda, e

por seus conhecimentos e afinidades, são ordenados em uma das Três

Formas já citadas... velando assim suas próprias vestimentas

karmânicas.

Esta metamorfose é comum aos que tomam a função de Orixás ou

Guias que assim procedem, escolhendo por afinidade uma dessas

formas em que muito sofreram e evoluíram numa encarnação passada.

Para os que estão classificados como Protetores, em quase maioria, não

se faz necessário essa transformação, porque conservam ainda uma das

três formas em seus corpos astrais, quais sejam: CABOCLOS,CRIANÇAS

e PRETOS- VELHOS.

Saibam todos que tudo isso não é mera concepção nossa; obedece a

lógica, ao estudo e a experiência, verificadas em centenas de

aparelhos(médiuns), através das respostas de suas entidades sobre o

assunto.

Senão, vejamos na mais simples e clara das provas: perguntem, através

de um bom aparelho(médium) que não seja do qualificado de

"consciente" a qualquer Guia, quer de Xangô, Ogum, Orixalá, Yemanjá,

etc, se ele é japonês, chinês, inglês ou italiano...

Na certa responderá que não, pois, no momento, está ordenado por

uma dessas vibrações ou linhas, e dirá por exemplo: sou um ogum,

orixá e caboclo ou dirá, Caboclo X da Falange de Ogum Yara, Ogum

Megê ou Ogum de Lei, etc...

Se forem entidades que se apresentam como Crianças, responderão por

exemplo: sou Yariri, orixá da vibração ou linha de Yori, ou então, sou

"X" da falange de Yariri, Doum ou Ori, etc.Perguntem, ainda, a um que

se apresente como Preto-Velho, e ele dirá que é Pai "X", por afinidade,

um Congo, um Angola, um Cambinda, etc. Da Vibração de Yorimá, ou

da Falange de um Pai-Arruda, Pai-Guiné, Pai-Tomé que são orixás, isto

é, chefiam Legião ou Falange.

Como poderão compreender, tudo gira e se expressa nas Três Formas,

ou seja, na Tríade, que, por analogia, é o reflexo da Trilogia Sagrada, o

Ternário Humano, sintetizado na Unidade que é a manifestação de

DEUS.

"O número três reina por toda parte no Universo" disse ZOROASTRO, e

este Universo é Tríplice em suas três esferas concêntricas; o Mundo

Natural, o Mundo Humano, e o Mundo Divino. Até no homem são três as

partes que o formam: Corpo, Alma, Espírito. Porque foi da combinação

de Três Forças Primordiais (Espírito, Alma, Matéria) que surgiu a forma 12

dos seres que povoam os Universos dentro do Cosmo, limitado e

ilimitado em si mesmo.

Ainda é a força sagrada do número três que forma os cultos trinitários.

Exemplos: na Índia com BRAHMA, VISNU e SHIVA; a própria unidade do

cristianismo com o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO; no EGITO é

OSÍRIS, ÍRIS e HóROS; na CHINA, é BRAHMA, SHIVA e BUDA; na

PÉRSIA de ZOROASTRO, era OZMUD, ARIHMAN e MITRA; na primitiva

GERMÂNIA, era VOTAM, FRIGA e DINAR; os ORFÍCOS, na Grécia,

apelidavam de ZEUS, DEMÉTER e DIONISIUS; na antiga CANAAM era

BAAL, ASTARTÈ e ADONIS ECHEMUN...e os CABIRAS, povos de

inconcebível Antigüidade, regiam seus mistérios de forma trinitária, com

EA (pai), ISTAR (mãe) e TAMUZ (filho) e por fim vamos chegar à

Umbanda com IAMBY(ZAMBY) YEMANJÁ e ORIXALÁ (ou OXALÁ).

Citamos tudo isso, para que possa conceber, com provas comparadas,

que as formas na Umbanda de Crianças, Caboclos e Pretos-Velhos,

obedecem a uma Lei. Não é simples imaginação de A ou B. Segue o

mistério do número três...é a confirmação de uma trilogia religiosa.

Quando à chamada apresentação desses Espíritos, cremos ter ficado

patente que o fazem sempre e invariavelmente dentro dessas três

roupagens fluídicas como Orixás, Guias e grande percentagem dos que

chamamos de Protetores, porque, parte destes, não necessita dessa

adaptação, por já conservarem como próprias.

Nesta altura, faz-se necessário uma elucidação: sabemos, pelos

ensinamentos dos Orixás, que essa Lei, essa Umbanda, é vivente em

outros países, talvez não definida ainda com este nome, porém, os

princípios e regras serão os mesmos. Quanto às "formas" são ou

poderão ser as três que simbolizem, nestes países, os mesmos

qualificativos que os nossos, ou sejam os mesmos no

Brasil(Pureza,Simplicidade e Humildade).

Agora por suas apresentações nos aparelhos (médium) devemos

compreender como:características tríplices das manifestações chamadas

incorporativas, que se externam:

Pelas flexões fisionômicas, vocais e psíquicas;

Pelo ponto cantado ou prece;

Pelos sinais riscados, ou pontos de pemba;

E essas características, salvo situações especiais, são inalteráveis em

qualquer aparelhos, cujo Dom real o qualifique como

Inconsciente(totalmente dirigido) ou Semi-Inconsciente(parcialmente

dirigido).

Então vamos passar a identificar, de um modo geral, os sinais

exteriores, os fluídos atuantes e as tendências principais dos Orixás,

Guias e Protetores, através de suas "máquinas transmissoras" pelas

Vibrações ou Linhas, em número de SETE: 13

LINHA OU VIBRAÇÃO DE ORIXALÁ - Estas Entidades usam

roupagem de Caboclos. São as mais perfeitas nas manifestações. Não

fumam, mesmo no grau de Protetores, e não gostam de ser solicitadas

sem um motivo imperioso além das 21 horas. Suas vibrações fluídicas

começam se fixando pela cabeça, por cima, na altura da glândula pineal

e vai até aos ombros, com uma sensação de friagem pelo rosto, tórax, e

certo nervosismo que se comunica de leve ao Plexo Solar. A respiração

faz-se quase somente pela narina direita, entrecortada de suspiros

longos. O movimento que indica o controle na matéria vem com um

sacolejo quase que geral no corpo.

Falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação,

conservando a cabeça do aparelho(médium), ora baixa ora semi

levantada...

Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo,

dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma "chefia

de cabeça" e quase nunca uma função auxiliar efetiva (um dos Orixás

Chefes, senão o mais antigo, é o Caboclo Urubatão; o autor, em seu

eterno "peregrinar" em incontáveis "terreiros", teve momentos de

verdadeira "agonia mental" quando era obrigado a cumprimentar

"aparelhos" com "encosto" de Exu, dizendo-se, por vaidade ou puro

animismo, ser aquela entidade. Esta "agonia" era por ver as tremendas

falhas da "representação", vistas e sentidas por seus próprios

companheiros, que olhavam a "cena" divertidos e irônicos).

Baixam raras vezes e só o fazem a miúdo, quando encontram a

mediunidade de um ou outro em excelente estado mental, e moral.

Seus sinais riscados são quase sempre curvos e formam desenhos de

grande beleza: dão a Flecha, Chave e Raiz.

As entidades apresentam-se invariavelmente calmas, quase não falam,

consultam pouco e não assumem "chefia de cabeça", porém são sempre

auxiliares.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ - Fazem sentir seus fluídos de

ligação pela cabeça, braços e joelhos. Balançam o corpo do aparelho

(médium) suavemente, levantando os braços em sentido horizontal,

flexionando e tremulando as mãos, arfando um pouco o tórax, pela

elevação respiratória e balançando a cabeça, tomam o controle do

médium. Não dão gemidos lancinantes nem fazem corrupios com um

copo de água seguro pelas mãos no alto da cabeça como se estivessem

em exibição circense.

Gostam, isso sim, de trabalhar com água salgada ou de mar, fixando

vibrações, porém serenos sem encenações. Suas preces cantadas ou

"pontos" tem o ritmo triste, falam sempre no mar e em Orixás de sua

linha. Seus pontos riscados são de contornos longos e dão a Flecha, a

Chave e a Raiz. 14

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORI - Essas entidades, altamente

evoluídas, externam pela máquina física, maneiras e vozes infantis, mas

de modo sereno, às vezes apenas um pouco vivas. Nunca essas

ridicularias, onde certos "cavalos", usando e abusando do chamado Dom

"consciente", expelem seus subconscientes atulhados de supertições e

vícios de origens, com gritos e " representações fúteis."

Atiram seus fluídos sacudindo ligeiramente os braços e as pernas e

tomam rapidamente o aparelho pelo mental.

Gostam quando no plano de Protetores, de sentar no chão e comer

coisas doces, mas sem desmandos.

Dão consultas profundas e são os únicos que adiantam algumas

provações que ainda temos que passar, se insistirmos nisso. Tornamos

a lembrar, isso, apenas se estiverem em aparelhos(médiuns) de

excelente grau mediúnico.

Suas preces cantadas falam muito em Papai e Mamãe do Céu e em

mantos sagrados. São melodias alegres, umas vezes, tristes , e não

esses ritmos estilizados que é comum ouvirmos.

Seus pontos riscados são curtos e bastante cruzados pela Flecha, Chave

e Raiz.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE XANGÔ - Essas entidades usam a forma de

Caboclos, e se entrosam no Corpo Astral de maneira semibrusca,

refletindo-se em arrancos no físico; suas vibrações atingem logo o

consciente do aparelho (médium), forçando-o do tórax a cabeça, em

movimentos de meia rotação e pela insuflação de suas veias do

pescoço, com aceleração pronunciada do ritmo cardíaco, na respiração

ofegante, até normalizarem seu domínio físico.

Emitem não um urro histérico alucinado que traduzem como "KA-Ô",

acentuando as sílabas, e sim uma espécie de som silvado, da garganta

para os lábios, que parece externar o ruído de uma cachoeira ou de um

surdo trovejar...

Não gostam de falar muito. Seus pontos cantados são sérias invocações,

de imagens fortes e podem ser cantados em vozes baixas.

Seus pontos de pemba ou sinais riscados fixam o mistério da Flecha,

Chave e da Raiz.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OGUM - Têm a forma de Caboclos. Estas

entidades vibram também com força sobre o Corpo Astral, fixando seus

fluídos pelas costas e cabeças, precipitam a respiração e tomam o

controle do físico, quando o alteram para um porte

desempenado.Geralmente dão uma espécie de "brado" que, num bom

aparelho, se entende bem as duas sílabas da palavra OG-UM, como

invocação à Vibração que o ordena.

Jamais esses brados podem ser confundidos com certos "uivos e latidos"

que se escutam em "alguns" lugares, em pessoas que se dizem 15

mediunizadas(encorporadas), com esgar e olhos injetados de vermelho,

que indicam bebida alcoólica ou auto sugestão.

Esses espíritos gostam de andar de um lado para outro e falam de

maneira forte, vibrante e em todas suas atitudes demonstram

vivacidade. Suas preces cantadas ou pontos traduzem invocações para a

luta da fé, demandas, etc.

Seus pontos riscados são semicurvos e revelam a força da Lei de Pemba

pela Flecha, Chave e Raiz.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OXOSSI - Têm a forma de Caboclos; os

Orixás, Guias e Protetores são suaves em suas apresentações ou

incorporações. Jogam seus fluídos pelas pernas, com tremores e ligeiras

flexões das mesmas(nesta altura daremos um alerta aos irmãos de

todos os graus que forem aparelhos em função de chefia:é de proporção

assustadora que se observa na maioria dos aparelhos que diz incorporar

caboclos, principalmente de Oxossi , um vício ou uma propensão

oriunda do subconsciente, fortemente influenciado por "conhecimentos

externos", em simularem um aleijão da perna, geralmente a esquerda,

como se todos os espíritos, na forma de caboclos, fossem ou tivessem

sido defeituosos da dita perna. Um Orixá de luz, um Guia evoluído, não

conserva em sua forma astral, essa mazela, que deixou através do

resgate purificador dos erros que geraram aquela encarnação, que ficou

apenas como experiência de uma fase escura de seu passado...talvez

que, um ou outro, no grau de Protetores, por necessidade de seu

próprio KARMA, conserve essa conseqüência, mas daí generalizar o

hábito, não passa de infantilidade, ou então, acham que devem

conservar uma perna flexionada, conforme a tem a imagem de S.

Sebastião, supondo que todos os caboclos são seus enviados e

obrigados a manter a mesma postura...)

Assim, como vínhamos dizendo, essas entidades fluem suavemente pela

cabeça até a posse total ou parcial.

Falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus

conselhos e trabalhos.

Suas preces cantadas traduzem beleza nas imagens e na música: são

invocações, geralmente tristes, as forças da Espiritualidade e da

Natureza.

Os pontos riscados são de sinais elegantes, pela Flecha, Chave e Raiz.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORIMÁ - Essas entidades são verdadeiros

magos, senhores da experiência e do conhecimento em toda espécie de

magia. São os Orixás-Velhos da Lei de Umbanda - São donos dos

mistérios da "Pemba" nos sinais riscados, da natureza e da Alma

Humana.

Têm a forma de pretos-velhos e se apresentando humildemente, falando

um pouco embrulhado, mas, sendo necessário, usam a linguagem

correta do aparelho(médium) ou do consulente. 16

Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando

cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação, através de sua

fumaça.

Falam compassados e pensando bem no que dizem. Raríssimamente

assumem chefia de cabeça, mas invariavelmente são os auxiliares dos

outros Guias, ou seja, o "braço-direito".

Seus fluídos são fortes , porque fazem questão de "pegar bem" o

aparelho(médium). Começam suas vibrações fluídicas de chegada,

sacudindo com certa violência a cabeça.

Cansam muito o corpo físico, pela parte dos rins e membros inferiores,

com a posse do aparelho, conservando-o sempre curvado. Seus fluídos

de presença vem como uma espécie de choque nervoso sobre a matéria

e emitem um resmungado da garganta aos lábios, quando se

consideram firmes na incorporação.

Os pontos cantados são os mais tristes entre todos e revela um ritmo

compassado, dolente, melancólico; traduzem verdadeiras preces de

humildade.

Os pontos riscados obedecem a uma série de sinais entrelaçados, as

vezes reto, outros em ângulo. Temos encontrados neles, semelhantes a

certas letras dos alfabetos primitivos ou templários e dão logo os três

sinais riscados expressivos da Flecha, Chave e Raiz.

Outrossim: nas "formas" de pretos e pretas-velhas, existem os que se

apresentam, por afinidade, como um angola, um cambinda, um

congo,etc, e costumam até conservar em sua "forma astral", certa

reprodução de características que identificavam chefia, função,etc, entre

os povos da raça negra, muito comum entre os que são qualificados

como Protetores.

Estas afinidades também são semelhantes nos espíritos que têm a

forma de caboclos, comum aos que possuem ainda o evolutivo de

protetores.

Quanto a "forma" ser nova ou velha, não altera a essência da coisa, pois

no fundo, é o mesmo.

Essas são, em síntese, a "milonga" das Três Formas em suas

apresentações na UMBANDA. Somente os SETE ORIXÁS principais de

cada linha são não incorporantes... porém, já o dissemos algumas

vezes, excepcionalmente, conferem suas vibrações diretas sobre UM ou

no máximo SETE aparelhos(médiuns), quando, dos espaços siderais,

eles observam a Lei sendo chafurdada e confundida na idolatria, como o

está sendo nos tempos presentes...

Certa maioria continua "reverenciando" estátuas a granel, de bruxos e

bruxas e de supostas representações de EXU com serpentes, ferrão,

cornos, capas pretas ou vermelhas do suposto DIABO da MITOLOGIA... 17

Tudo isso, em crescendo assustador e deprimente, pois que, já são

existentes em dezenas e dezenas de "terreiros", sendo cultuados com

"comes e bebes..."

E é então que essas vibrações diretas se fazem ouvir através das vozes

dos pequeninos que se tornam grandes, quando se trata de recompor as

VERDADES PERDIDAS que refletem a própria LEI do VERBO.

Obs: Este Capítulo, pertence a Portentosa obra UMBANDA de TODOS

NÓS, terceira Edição de 1969, escrita pelo Grande Mestre e profundo

conhecedor dos MISTÉRIOS de UMBANDA, W.W. da MATTA e SILVA.

Vejam, caros irmãos, a quantos anos foi escrita esta obra que continua

atualizadissíma. Nós não poderíamos nos furtar de colocar este capítulo,

para discernimento e estudo de nossos irmãos, que tanto anseiam por

conhecimento e luz, esperando ter contribuído um pouco , levando estes

conhecimentos a todos os irmãos.

Se algum irmão, desejar estudar, aconselhamos se for possível as obras

de W.W. da Matta e Silva, que se encontram para vender, assim como

de seu discípulo F. Rivas Netto, assim como outros.

Agradecemos a leitura destas páginas e esperamos que muitos possam

tirar proveito, pedindo a OXALÁ, que ilumine todos os nossos passos,

derramando sobre nós a sua Luz Divina.

Caboclos

São geralmente espíritos de civilizações primitivas, tais como índios:

Íncas, Maias, Astecas e afins. Foram espíritos de terras recém formadas

e descobertas, eles formaram sociedades (tribos e aldeias), com perfeita

organização estrutural, tudo era fabricados por eles, desde o cultivo de

alimentos até a moradia.

Como foram primitivos conhecem bem tudo que vem da terra, assim

caboclos são os melhores guias para ensinar a importância das ervas e

dos alimentos vindos da terra, além de sua utilização.

Assim como os Preto-velhos, possuem grande elevação espiritual, e

trabalham "incorporados" a seus médiuns na Umbanda, dando passes e

consultas, em busca de sua elevação espiritual.

São subordinados aos Orixás, o que lhes concede uma força mestra na

sua personalidade e forma de trabalho, igual aos Preto-velhos.

Quando falamos na personalidade de um caboclo ou de qualquer outro

guia, estamos nos referindo a sua forma de trabalho.

Costumam usar durante as giras, penachos e fumam charutos. Falam de

forma rústica lembrando sua forma primitiva de ser, dessa forma

mostram através de suas danças muita beleza, própria dessa linha. 18

Seus "brados", que fazem parte de uma linguagem comum entre eles,

representam quase uma "senha" entre eles. Cumprimentos e

despedidas são feitas usando esses sons.

Costumamos dizer que as diferenças entre eles estão nos lugares que

eles dizem pertencer. Dando como origem ou habitat natural, assim

podemos ter:

Caboclos da mata - Esses viveram mais próximos da civilização ou

tiveram contato com elas.

Caboclos da mata virgem - Esses viveram mais interiorizado nas

matas, sem nenhum contato com outros povos.

Assim vários caboclos se acoplam dentro dessa divisão.

Torna-se de grande importância conhecermos esses detalhes para

compreendermos porque alguns falam mais explicados que outros. Mais

ainda existe as particularidades de cada um, que permitem

diferenciarmos um dos outros.

A primeira é a "especialidade" de cada um, são elas: curandeiros,

rezadeiros, guerreiros, os que cultivavam a terra (agricultores),

parteiras, entre outros.

A segunda é diferença criada pela "força da natureza" que os rege. É o

Orixá para quem eles trabalham.

Para nós da Umbanda, é importantíssimo saber que a "personalidade"

de um caboclo se dá pela junção de sua "origem", "especialidade" e

"força da natureza" que o rege.

E é nessa "personalidade" que centramos nossos estudos. Assim como

os Preto-velhos, eles podem dar passe, consulta e correntes de

energização ou participarem de descarrego, contudo sua prática da

caridade se dá principalmente com a manipulação.

Quando falamos em manipulação, estamos nos referindo desde preparo

de remédios feitos com ervas, emplastos, compressas e banhos em

geral até manipulação física, como por rezar "espinhela caída".

Esses guias por conhecerem bem a terra, acreditam muito no valor

terapêutico das ervas e de tudo que vem da terra, por isso as usam

mais que qualquer outro guia.

Desenvolveram com isso um conhecimento químico muito grande para

fazer remédios naturais.

Como são espíritos da mata propriamente dita, todos recebem forte

influência de Oxossi, no sentido apenas do conhecimento químico das

ervas, independente do Orixá que trabalhe.

São espíritos que também trabalham muito com passe. Acreditamos ser

pela facilidade de locomoção, já que normalmente trabalham em pé.

São também bastante necessários na hora de um descarrego, pois

conseguem acoplar no médium em qualquer posição.

Formas incorporativas e especialidade de caboclos: 19

CABOCLOS DE OXUM

Geralmente são suaves e costumam rodar, a incorporação acontece

primeiro ou quase simultâneo no coração (interno).

Trabalham mais para ajuda de doenças psíquicas, como: depressão,

desanimo entre outras. Dão bastante passe tanto de dispersão quanto

de energização.

Aconselham muito, tendem a dar consultas que façam pensar; Seus

passes quase sempre são de alívio emocional.

CABOCLOS DE OGUM

Sua incorporação é mais rápida e mais compactada ao chão, não rodam.

Consultas diretas, geralmente gostam de trabalhos de ajuda

profissional. Seus passes são na maioria das vezes para doar força

física, para dar ânimo.

CABOCLOS DE YEMANJÁ

Incorporam de forma suave, porém mais rápidos do que os de Oxum,

rodam muito, chegando a deixar o médium tonto.

Trabalham geralmente para desmanchar trabalhos, com passes, limpeza

espiritual, conduzindo essa energia para o mar.

CABOCLOS DE XANGÔ

São guias de incorporações rápidas e contidas, geralmente arriando o

médium no chão.

Trabalham para : emprego; causas na justiça; imóvel e realização

profissional.

Dão também muito passe de dispersão. São diretos para falar.

CABOCLOS DE NANÃ

Assim como os Preto-velhos são mais raros, mas geralmente trabalham

aconselhando, mostrando o carma e como ter resignação.

Dão passes onde levam eguns que estão próximos.

Sua incorporação igualmente é contida, pouco dançam.

CABOCLOS DE INHASÃ20

São rápidos e deslocam muito o médium.

São diretos para falar e rápidos também, muitas das vezes pegam a

pessoa de surpresa.

Geralmente trabalham para empregos e assuntos de prosperidade, pois

Inhasã tem grande ligação com Xangô. No entanto sua maior função é o

passe de dispersão (descarrego).

Podem ainda trabalhar para várias finalidades, dependendo da

necessidade.

CABOCLOS DE OXALÁ

Quase não trabalham dando consultas, geralmente dão passe de

energização.

São "compactados" para incorporar e se mantém localizado em um

ponto do terreiro sem deslocar-se muito.

CABOCLOS DE OXÓSSI

São os que mais se locomovem, são rápidos e dançam muito.

Trabalham com banhos e defumadores, não possuem trabalhos

definidos, podem trabalhar para diversas finalidades.

Esses caboclos geralmente são chefes de linha.

CABOCLOS DE OBALUAÊ

São raros, pois são espíritos dos antigos "bruxos" das tribos indígenas.

São perigosos, por isso só filhos de Omulú de primeira coroa possuem

esses caboclos.

Sua incorporação parece um Preto-velho, locomovem-se apoiados em

cajados. Movimentam-se pouco.

Fazem trabalhos de magia, para vários fins.

Sobre Os Pretos Velhos

Quando se fala em preto-velho, estamos falando de uma grande linha,

ou seja, uma grande faixa vibratória onde espíritos afins se "encaixam"

para cumprirem sua missão.

Esses espíritos foram ex-escravos e negros africanos que não chegaram

a ser escravos. Constam também dessa linha espíritos que não foram21

escravos nem negros africanos, mais que por afinidade escolheram a

Umbanda para cumprirem sua missão.

O termo "Velho", "Vovô" e "Vovó" é para sinalizar sua experiência, pois

quando pensamos em alguém mais velho, como um vovô ou uma vovó

subentendemos que essa pessoa já tenha vivido muito mais tempo.

Adquirindo assim mais coisas para contar e passar, principalmente essa

mesma pessoa já viveu o suficiente para ter aprendido a ter paciência,

compreensão, menos ansiedade para a vida. É baseado nesses fatores

que as pessoas mais velhas aconselham.

No mundo espiritual é bastante semelhante. A grande característica

dessa linha é o conselho. É devido a esse fator que carinhosamente

dissemos que são os "Psicólogos da Umbanda".

Suas vestimentas e apetrechos são bem simples, não necessitam de

muitos artifícios para trabalhar, necessitam apenas contar com a

atenção e a concentração do seu médium durante a consulta. Usam

cachimbo, lenços, toalhas e as vezes fumo de rolo e cigarro de palha.

Sua forma de incorporação é compacta, sem dançar ou pular muito. A

vibração começa com um "peso" nas costas e uma inclinação de tronco

para frente, e os pés fixados no chão. Se locomovem apenas quando

incorporam para as saudações necessárias (atabaque, gongá e Babá) e

depois sentam e praticam sua caridade. Podemos encontrar alguns que

se mantém em pé.

É possível ver Preto-Velhos dançando, mais esse dançando é sutíl,

apenas com movimentos dos ombros ou quando sentados, com as

pernas.

Essa simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser e de falar.

Usam vocabulário simples, sem palavras rebuscadas. Sua maneira

carregada de falar é para dar idéia de antiguidade.

Além disso os Preto-Velhos nos ajudam a enxergar que a prática da

caridade, é vital para nossa evolução espiritual.

A linha é um todo, com suas características gerais, ditas acima, mais

como cada médium possui uma coroa diferente, isso determina as

diferenças entre os Preto-Velhos.

Essas diferenças ocorrem porque Preto-velhos são trabalhadores de

orixás e trazem para sua forma de trabalho a essência daquela força da

natureza para quem eles trabalham.

Essas diferenças são primeiramente evidenciadas na maneira de

incorporação.

Não é só na forma física que devemos observar as diferenças, mais

também a maneira de trabalhar e a especialidade dele.

Para exemplificar, separaremos abaixo por Orixás:

PRETO-VELHOS DE OGUM 22

São mais rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com

o médium e as vezes com outras pessoas que estão cambonando e até

consulentes.

São diretos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas

mensagens, as vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o

efeito de "choque", mais são no fundo extremamente bondosos tanto

para com seu médium e para as outras pessoas.

São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, mera dose de

coragem e segurança para aqueles indecisos e "medrosos". É fácil

pensar nessa característica pois Ogum é um Orixá considerado corajoso.

PRETO-VELHOS DE OXUM

São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o

médium uma serenidade inconfundível.

Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que

uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a

finalidade não é "chocar" e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o

assunto que está sendo falado.

São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um

Preto-velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior.

As vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mais é

necessário para a evolução daquela pessoa.

PRETO-VELHOS DE XANGÔ

São raros de ver, contudo devemos também conhece-los.

Sua incorporação é rápida como as de Ogum.

Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de

prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e

realizações profissionais.

Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus

médiuns e consulentes.

PRETO-VELHOS DE INHASÃ

São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de

Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas.

Essa rapidez é facilmente entendida, pela força da natureza que os rege,

e é essa mesma força lhes permite uma grande variedade de assuntos 23

com os quais ele trata, devido a diversidade que existe dentro desse

único Orixá.

Esses Preto-velhos retribuem ao médium principalmente a defesa, são

rápidos na ajuda. Se cobram a honestidade do seu médium no momento

da consulta, não admitem que desconfiem dele (médium).

Mesmo assim eles também possuem uma especialidade.

Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de

pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar

diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até

espiritual.

Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É

limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns

ou espíritos de parentes e amigos que já se foram, e que ainda não se

conformaram com a partida permanecendo muito próximos dessas

pessoas.

PRETO-VELHOS DE OXOSSI

São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco

rápidas.

Esses Preto-velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo

tempo.

Possuem uma especialidade: A de receitar remédios naturais, para o

corpo e a alma, assim como emplastos, banhos e compressas,

defumadores, chás, etc... São verdadeiros químicos em seus tocos. -

Afinal não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior "químico" -

Oxossi.

PRETO-VELHOS DE NANÃ

São raros, assim como os filhos desse Orixá.

Sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta

e muito pesada. Enfatizando ainda mais a idade avançada.

Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas

e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente, e

pessoas a volta como: cambonos e pessoas do terreiro em geral e

principalmente do pai ou da mãe de santo.

Cobram muito do seu médium, não admitem roupas curtas ou

transparentes, mesmo para médiuns homens. Seu julgamento é severo.

Não admite injustiça com seu médium.

Costumam se afastar dos médiuns que consideram de "moral fraca".

Mais prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por24

ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa,

digna e honrada.

É difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há

discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento

da consulta.

São especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do

nosso carma, pois isso sem dúvida é a sua função.

Atuam também como os de Inhasã e Omulú, conduzindo Eguns.

PRETO-VELHOS DE OBALUAÊ

São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus

médiuns, tanto na postura quanto na moral.

Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem

seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros.

Agarram-se a seus "filhos" com total dedicação e carinho, não deixando

no entanto de cobrar e corrigir também. Pois entendem que a correção

é uma forma de amar.

Devido a elevação e a antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham,

acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente

diferenciados dos demais Preto-velhos. Ou seja, se adaptam a qualquer

assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento.

Como trabalha para Obaluaê, e este é o "dono das almas", esses Pretovelhos são geralmente chefes de linha e assim explica-se a facilidade

para trabalhar para vários assuntos.

Sua "visão" é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os

capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes.

Tanto pessoal como profissional e até espiritual.

Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus

projetos não saiam errado, para tanto, os filhos que os seguem, devem

fazer passo a passo de tudo que lhe for pedido, apenas confiando nesses

Preto-velhos. Quando o filho não faz isso, costumam tirar o que já lhe

deu, para que o mesmo repense a importância desse Preto-velho em

sua vida.

Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium

e as pessoas a volta.

Não trabalham para saúde (essa função é do Erê de Obaluaê). Salvo se

essa doença for proveniente de "trabalhos feitos - macumba".

PRETO-VELHOS DE YEMANJÁ25

São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme

simplicidade. Sua fala é doce e meiga.

Possuem a paciência das mães e a compreensão também. Cobram

pouco de seus médiuns, apenas que eles cumpram a caridade sempre

por amor nunca por obrigação.

Sua especialidade maior é sem dúvida os conselhos sobre laços

espirituais e familiares.

Gostam também de trabalhar para fertilidade de um modo geral, e

especialmente para as pessoas que desejam engravidar.

Utilizando o movimento das ondas do mar, são excelentes para

descarregos e passes.

Cobram dos seus médiuns que lutem para ter um casamento feliz e

sólido, pois para eles só assim poderão ajudar a outras pessoas nesse

sentido, já que seu médium já vive essa realidade.

PRETO-VELHOS DE OXALÁ

São bastante lentos na forma de incorporare tornam-se belos

principalmente pela simplicidade contida em seus gestos.

Raramente dão consulta, sua maior especialidade é o passe de

energização.

Cobram também bastante de seus médiuns, principalmente no que diz

respeito a prática de caridade, assiduidade no terreiro e vaidade.

Sobre Os Boiadeiros

São espíritos de vaqueiros, posseiros, capatazes, cangaceiros e espíritos

afins.

Sabem que a prática da caridade os levará a evolução, trabalham

incorporados na Umbanda, Quimbanda e Candomblé.

Fazem parte da linha de caboclos, mais na verdade são bem diferentes

em suas funções.

Formam uma linha mais recente de espíritos, pois já viveram mais com

a modernidade do que os caboclos, que foram povos primitivos. Esses

espíritos já conviveram em sua ultima encarnação com a invenção da

roda, do ferro, das armas de fogo e com a prática da magia na terra.

Saber que boiadeiros conheceram e utilizaram essas invenções nos

ajuda muito para diferenciarmos dos caboclos.

São rudes nas suas incorporações, com gestos velozes e pouco

harmoniosos. 26

Sua maior finalidade não é a consulta como os Preto-velhos, nem os

passes e muito menos as receitas de remédios como os caboclos, e sim

o "dispersar de energia" aderida a corpos, paredes e objetos.

É de extrema importância essa função pois enquanto os outros guias

podem se preocupar com o teor das consultas e dos passes, existe essa

linha "sempre" atenta a qualquer alteração de energia local (entrada de

espíritos).

Quando bradam alto e rápido, com tom de ordem, estão na verdade

ordenando a espíritos que entraram no local a se retirar, assim

"limpam" o ambiente para que a prática da caridade continue sem

alterações, já que a presença desses espíritos muitas vezes interferem

nas consultas de médiuns conscientes.

Esses espíritos atendem a boiadeiros pela demonstração de coragem

que os mesmos lhes passam e são levados por eles para locais próprios

de doutrina.

Outra grande função de um boiadeiro é manter a disciplina das pessoas

dentro de um terreiro, sejam elas médiuns da casa ou consulentes.

Costumam proteger demais seus médiuns nas situações perigosas. São

verdadeiros conselheiros e castigam quem prejudica um médium que

ele goste. "Gostar" para um boiadeiro, é ver no seu médium coragem,

lealdade e honestidade, aí sim é considerado por ele "filho". Pois ser

filho de boiadeiro não é só tê-lo na coroa.

Trabalham também para Orixás, mais mesmo assim, não mudam sua

finalidade de trabalho e são muito parecidos na sua forma de incorporar

e falar, ou seja, a energia emanada pelo Orixá para quem trabalha é

apenas um critério interno e obrigatório dentro do próprio "Ori" - pois na

verdade todos são braços de Omulú.

Exemplificando essa idéia: Um boiadeiro que trabalhe para Ogum é

praticamente igual a um que trabalhe para Oxossi, apenas cumprem

ordens de Orixás diferentes, não absorvendo no entanto as

características deles.

Dentro dessa linha a diversidade encontram-se na idade dos boiadeiros.

Existem boiadeiros mais velhos, outros mais novos, e costumam dizer

que pertencem a locais diferentes, como regiões por exemplo: Nordeste,

Sul, Centro-Oeste, etc...

Sobre Exus

São espíritos que já encarnaram na terra. Na sua maioria, tiveram vida

difícil como mulheres da vida; boêmios; dançarinas de cabaré, etc, etc...

Estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através

da prática de caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda. 27

São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são

desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados.

Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, e crianças, são servidores

dos Orixás.

Não se deve confundir os Exus da Umbanda com Exu da Nação

(candomblé), pois são diferentes.

Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval

(herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a

prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem

funções específicas e seguem as ordens de seus "patrões". Dentre

várias, duas das principais funções dos Exus são: A abertura dos

caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos

perturbadores durante a gira ou obrigações.

Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de

Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal,

demanda e etc... de seus consulentes. Mas também durante as outras

giras (Caboclos, Preto-velhos, Crianças e Orixás), protegendo o terreiro

e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Os Exus estão divididos em 3 grandes linhas: Cemitério, Encruzilhada e

Estrada.

Exus do Cemitério: É formada por Exus sérios, em sua maioria

servidores de Omulú (Rei do Cemitério). Não costumam dar consulta, se

apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e

descarregos.

Ex: Sr. João Caveira; D.Maria Quitéria; D.Rosa Caveira; Sr. 7

Catacumbas; Sr. 7 Facas, etc....

Exus da Encruzilhada: Esta linha é formada por Exus que servem a

Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas

também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar

consulta e também de participar em obrigações e descarregos. Alguns

deles se aproximam muito (em suas características) da linha do

cemitério, são os que chamamos de "Encruza pesada", enquanto outros

se aproximam mais da linha da estrada, "Encruza leve".

Ex: Sr.Tranca Rua; Sr. Veludo; D. 7 Encruzilhadas; Sr. 7 Encruzilhadas;

D. Maria Mulambo; D. Maceió; etc...

Exus da Estrada: São os mais "brincalhões". Suas consultas são

sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que

como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve

ser mantido e sendo assim estas "brincadeiras" devem partir SEMPRE do

guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em

uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante,

alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. Nesta

linha trabalham vários espíritos, desde os Exus da estrada propriamente

dita, como também os Cíganos e a malandragem. Também se encaixam 28

nesta linha alguns espíritos, que apesar de já terem atingido um certo

grau de evolução, optaram por continuar sua jornada espiritual

trabalhando como Exus (Exu Mangueira, Exu do Tempo, etc...).

Ex: D. Maria Padilha; Sr. Zé Pelintra; D. Rosa Vermelha; Sr. Tiriri; D.

Cigana/Ciganhiha, etc...

Sobre As Crianças

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por

continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade,

incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria,

foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso

trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala

de criança, o gosto por brinquedos e doces.

Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções

bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás.

Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer

brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessário muita

concentração do médium (consciente), para não deixar que estas

brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. É comum em

uma gira de criança, ver um médium "cambaleando" antes de incorporar

inteiramente, isso se dá devido a "disputa" que estes espíritos travam

para ver quem incorpora primeiro, bem típico desta linha.

Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as

"meninas" são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam

pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com

fome, etc... Estas características, que as vezes nos passam

desapercebido, são sempre formas que eles tem de exercer uma função

específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da

assistência.

Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente é atendido de

maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos

presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma

criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a

"brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido

pode não ser tão "engraçada" assim.

COMANDOS E REPRESENTAÇÕES DAS LINHAS DE

UMBANDA

Por serem um conjunto de vibrações que atuam sobre todos os seres

encarnados, as Linhas de Umbanda têm Comandos definidos e 29

Representantes junto às outras linhas, para evitar entre choques e

harmonizar melhor as freqüências, sendo o seu principal escopo o bem

estar do ser encarnado. Ditos Representantes, comparam-se à

Diplomatas com suas imunidades, e ascendência direta sobre os seus

afins. A seguir damos a relação dos Comandos e Representantes entre

as 7 Linhas da Umbanda.

LINHA DE OXALÁ

Caboclo Tupi - Representante de Oxalá na Linha das Almas

Caboclo Guarani - Representante de Oxalá na Linha de Oxóssi

Caboclo Aymoré - Representante de Oxalá na Linha de Ogum

Caboclo Guaracy - Representante de Oxalá na Linha de Xangô

Caboclo Ubiratã - Representante de Oxalá na Linha de Ibeji

Caboclo Ubirajara - Representante de Oxalá na Linha de Senhoras

Caboclo Urubatão da Guia - Comando da Linha de Oxalá

LINHA DAS SENHORAS

Cabocla Janaina - Representante das Senhora na Linha das Almas

Cabocla Jupissiara - Representante das Senhoras na Linha de Oxóssi

Cabocla Jupiara - Representante das Senhoras na Linha de Ogum

Cabocla Jussara - Representante das Senhoras na Linha de Xangô

Cabocla Jacira - Representante das Senhoras na Linha de Ibeji

Cabocla Jandira - Comando da Linha das Senhoras

Cabocla Jupira - Representante das Senhoras na Linha de Oxalá

LINHA DE IBEJI

Yarirí - Representante de Ibeji na Linha das Almas

Crispiniano - Representante de Ibeji na Linha de Oxóssi

Crispim - Representante de Ibeji na Linha de Ogum

Orí - Representante de Ibeji na Linha de Xangô.

Doum - Comando da Linha de Ibeji

Damião - Representante de Ibeji na Linha das Senhoras

Cosme - Representante de Ibeji na Linha de Oxalá

LINHA DE XANGÔ30

Xangô Abomi - Representante de Xangô na Linha das Almas

Xangô Aganjú - Representante de Xangô na Linha das Almas

Xangô Alafim - Representante de Xangô na Linha de Ogum

Xangô Kaô - Comando da Linha de Xangô

Xangô Agojo - Representante de Xangô na Linha de Ibeji

Xangô Alufam - Representante de Xangô na Linha das Senhoras

Xangô Agodô - Representante de Xangô na Linha de Oxalá

LINHA DE OGUM

Ogum Megê - Representante de Ogum na Linha das Almas

Ogum Rompe Mato - Representante de Ogum na Linha de Oxóssi

Ogum Guerreiro - Comando da Linha de Ogum

Ogum de Nagô - Representante de Ogum na Linha de Xangô

Ogum Dilê - Representante de Ogum na Linha de Ibeji

Ogum Beira Mar - Representante de Ogum na Linha das Senhoras

Ogum de Malê - Representante de Ogum na Linha de Oxalá

LINHA DE OXÓSSI

Caboclo Arruda - Representante de Oxóssi na Linha das Almas

Caboclo Pena Verde - Comando da Linha de Oxóssi

Caboclo Araribóia - Representante de Oxóssi na Linha de Ogum

Caboclo Cobra Coral - Representante de Oxóssi na Linha de Xangô

Caboclo Guiné - Representante de Oxóssi na Linha de Ibeji

Cabocla Jurema - Representante de Oxóssi na Linha das Senhoras

Caboclo Pena Branca - Representante de Oxóssi na Linha de Oxalá

LINHA DAS ALMAS

Vovó Maria Conga - Comando da Linha das Almas

Vovó Arruda - Representante das Almas na Linha de Oxóssi

Pai Benedito - Representante das Almas na Linha de Ogum

Pai Tomé - Representante das Almas na Linha de Xangô

Pai Joaquim - Representante das Almas na Linha de Ibeji

Rei Congo - Representante das Almas na Linha das Senhoras

Pai Guiné - Representante das Almas na Linha de Oxalá

A linha de Exus, é outra linha independente, assim como Ibeji, englobase no plano número 1 da Umbanda, através do qual tem se acesso aos

planos positivos, por mérito e evolução, conseguidos através do trabalho 31

de sapa.

Exú é a Polícia de Choque da Umbanda, é quem cobra na hora e

também é quem tem maior ligação com os seres encarnados. Existem

três tipos de Exu, à saber:

EXU PAGÃO: é aquele que não sabe distinguir o Bem do Mal, trabalha

para quem pagar mais. Não é confiável, pois se pego, é castigado pelas

falanges do Bem, então volta-se contra quem o mandou.

EXU BATIZADO: é todo aquele que já conhece o Bem e o Mal,

praticando os dois conscientemente; são os capangueiros ou

empregados das entidades, à cujo serviço evoluem na prática do bem,

porém conservando suas forças de cobrança.

EXU COROADO: é aquele que após grande evolução como empregado

das Entidades do Bem, recebem por mérito, a permissão de se

apresentarem como elementos das linhas positivas, Caboclos, Pretos

Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras.

Elemento e força da natureza: fogo

Dia da semana: segunda-feira

Chakra atuante: básico ou sacro

Planeta regente: Saturno e Plutão

Nota musical: dó

Cor vibratória: vermelho (totalmente), variando a tonalidade de acordo

com sua evolução

Cor representativa: vermelho e preto, branco e preto, preto e amarelo

(vide nota especial no final do capítulo *)

Cor do colar (guia): vermelho e preto, branco e preto, preto e amarelo,

como acima

Saudação: Aruê-Exu, Arô-Exu ou Laroiê-Exu

Negativo: Quiumbas

Amalá: carne de porco ou de boi crua, cabrito, galinha preta, farofa com

azeite de dendê, pimenta da costa, pipoca sem sal e sem açúcar,

banana d'água

Otí: cachaça para os machos e champanhe ou anis para as fêmeas

Local de entregas: encruzilhadas, cemitérios, praias, lodo, pedreiras,

etc.

Encruzilhadas abertas: para todos Exus (indistintamente)

Encruzilhadas fechadas: para todos os Exus (indistintamente)

Porteira de Curral: Exu das Sete Porteiras

Encruzilhadas Mistas: Exus mirins, etc...

Encruzilhadas em "S" ou curvas: Exu Tira-teima

Encruzilhadas em pé de galinha: Dona Pomba-gira 32

Encruzilhadas de estrada de ferro: Dona Maria Padilha

Encruzilhadas de caminho do mato: Dona Maria Molambo

NOTA: Nas curvas em S nunca se caminha pelo lado do ângulo da curva.

Nunca se deve atravessar as encruzilhadas em diagonal, principalmente

as de dentro do cemitério. Ao utilizar-se uma porteira de curral, entrasse pelo lado direito e sai-se pelo esquerdo.

Nota especial da cor representativa e dos colares (guias) *

Vermelho e preto: para todos os EXUS de encruzilhadas.

Preto e branco: Para todos EXUS com chefia, independente do local a

que pertença.

Preto e amarelo: Exclusivas para os EXUS da Calunga Pequena

(cemitério).

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